Total de visualizações de página

domingo, 14 de novembro de 2010

Capivari: mulher comanda a Guarda

Ela está na instituição há 20 anos, entrou como Classe Distinta e hoje comanda 92 guardas


ANA CRISTINA ANDRADE
Da Gazeta de Piracicaba
ana.andrade@gazetadepiracicaba.com.br

Quando Neusa Vilares, 48, entrou na Guarda Civil de Capivari, em 1.991, foi a primeira colocada no concurso que foi prestado por cerca de 250 pessoas. Começou como Classe Distinta, que é o cargo inicial dentro da instituição e, passados alguns anos, prestou concurso interno para cargo de subinspetor e, novamente, conseguiu o primeiro lugar.

Em 2009, conquistou o posto de subcomandante e este ano assumiu o comando da Guarda de Capivari. Ela é chefe de 92 guardas - 81 homens e 11 mulheres. Neusa diz que durante anos trabalhou à noite, sempre prestou trabalho à Guarda Civil com competência e capacidade, por isso acredita que mereceu comandar a instituição.

Ela diz que rejeição masculina sempre existe, mas tira de letra. “Eles (homens) entendem que quando é preciso eu digo não, mas também sabem que podem contar comigo caso necessitem. Eu luto por eles e também pelas mulheres da Guarda”, declarou.

Agora, ela tenta colocá-los na faculdade, em cursos de aperfeiçoamento e trabalha para tenham outros benefícios. “Tudo isso conseguimos com apoio do prefeito Campacci, que investe muito em nosso trabalho”, afirma.

Foi no subcomando de Neusa que a Guarda de Capivari conquistou o Infoseg – centro de informações que possibilita aos guardas a consulta de antecedentes de suspeitos de crimes. Ela conseguiu ainda o seguro de vida para os servidores, a RTP (Remuneração sobre o Trabalho Policial) e novo fardamento.

Para o próximo ano, Neusa Vilares diz que vai tentar a abertura de novo concurso para a Guarda e melhorar a frota de veículos. Atualmente, segundo a comandante, são prestados em torno de 2 mil atendimentos por mês. Neusa é casada há 20 anos e tem dois filhos adotivos – são dois irmãos com 4 e 7 anos.

“Foi a minha realização pessoal”, completa.

Um comentário:

  1. Parabéns Comandante Neusa, pela dedicação à Guarda Municipal de Capivari.

    ResponderExcluir